Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental, e os Eventos relativos a essas áreas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ECOLOGIA - PAULO ROBERTO MAGNOLIO E O PROJETO SAÚDE E ALEGRIA

Para retomar o blog com brilhantismo, estou postando uma entrevista com um dos mais brilhantes artistas/ecologistas brasileiros, chamado Paulo Roberto Sposito, mais conhecido como Magnólio. O conheci nas minhas andanças pelo Amapá, em tempos de universitário. Seu projeto Saúde e Alegria busca levar um pouco mais de informação e conhecimento às populações amazônicas, de um modo brilhantemente alegre e criativo. Depois da entrevista, posto também dois vídeos: um deles sobre o projeto Saúde e Alegria, e o outro com uma apresentação deliciosa do Magnólio no evento TED Amazônia, em novembro de 2010. Aproveito para deixar um grande abraço ao Magnólio, caso ele esteja vendo esta postagens. 

Arte e vida real se confundem quando se vive um sonho

Paulo ou Magnólio? Qual nome chamar? "Você sabe que todo palhaço vive um personagem e também a própria vida, não é? Mas eu já não faço mais isso, o meu personagem e a minha vida se misturam e eu já não sei quem é quem." Nem ele próprio sabe quem responde às perguntas. Dito isso, Magnólio caiu na gargalhada.

À primeira vista esse pensamento não seria tão engraçado, se ele mesmo não fizesse daquilo uma piada. A risada rouca de Magnólio provoca um riso involuntário no ouvinte e dá espaço para que mais assunto seja puxado. Essa conversa em específico tomava rumo no trajeto de vida desse homem que vive para provocar alegrias e consciência social àqueles com quem se relaciona.

Paulo Roberto Sposito ganhou o apelido de Magnólio quando ainda era estudante. Por ter uma voz muito rouca, ele foi comparado a um personagem de novela com o mesmo timbre e, com o passar do tempo, o apelido virou hábito e absorveu variações. Magnólio virou artista de circo, um artista que vive encarnando seu papel a cada dia de trabalho na organização Saúde e Alegria, na amazônia do Pará.

A organização existe há 35 anos. O principal objetivo daqueles que dela participam é promover o desenvolvimento sustentável dos municípios Belterra, Aveiro e Santarém – que ficam em uma região chamada de Médio Amazonas, na confluência dos rios Amazonas e Tapajós.

Conheça a história inspiradora desse paraense que já conheceu todos os estados do país enquanto ensinava o modelo educativo utilizado na promoção da saúde dos cerca de 30 mil ribeirinhos do Pará.

EcoDesenvolvimento.org: Quando você começou a realizar trabalhos sociais?

Magnólio: Eu realizo ações de cunho social desde os tempos de escola, quando participava de movimentos e associações juvenis, mas o interesse de fazer disso o meu trabalho surgiu quando eu trabalhei no escritório de advocacia trabalhista da minha família. Eu, meus sete irmãos e meus pais cuidávamos de ações de operários contra patrões e eu percebi que esse poderia ser o caminho da vida.

Mais tarde eu fui para São Paulo fazer aulas de técnicas circenses na Academia Piolim de Artes Circenses, fui da primeira turma que formou na escola, e daí fiz um curso de serviços sociais. Essa minha formação maluca permitiu que eu agregasse conhecimento de várias partes e pudesse aplicar na Saúde e Alegria

Nome da foto: "Einstein Corinthiano"/Foto: Acervo pessoal

Quais são as suas atividades dentro da ONG?

Quando eu conheci o pessoal da ONG eu recebi uma proposta de trabalho comunitário, por meio da educação e o desenvolvimento da comunidade com o uso do lúdico. Como eu tenho formação no circo, o meu trabalho é deixar o conhecimento mais simples e dinâmico possível para que as pessoas realizem as ações de forma mais prática. Eu acredito no poder das pessoas de simplificarem as coisas e é com isso que eu conto quando dou uma palestra.

Você ainda visita hospitais e escolas?

Sim, mas somente para treinar e disseminar a metodologia que faça as pessoas entenderem que falar de saúde não é falar de doença. Normalmente, as pessoas têm o péssimo hábito de encarar a saúde como estar doente ou não, quando te perguntam “E aí, Fulano, como você está?” e você responde “Estou saudável, então está tudo certo...”. Saúde é mais do que isso. A saúde é vida. O corpo é um mecanismo orgânico inteiro de saúde mental e do corpo interligadas. Não há várias ciências de estudos do corpo e da mente, a ciência é uma só que se reparte para facilitar a pesquisa.

Hoje eu posso somar cerca de 2.000 palestras por ano, para diversos públicos: professores, pescadores, empresários, agentes pastorais... A gente trabalha com o desenvolvimento integrado entre vários setores da sociedade, tratando de abordagem holística da saúde, motivação e, sobretudo, ALEGRIA.

Como surgiu a Saúde e Alegria?

Eu entrei na ONG em 1989, mas ela já existia desde 1985. O fundador, Eugênio Scannavino Netto, já era médico quando veio de São Paulo para atender às comunidades ribeirinhas da amazônia paraense distribuindo cloro para o combate à diarreia e desenvolvendo ações para diminuir o alto índice de mortalidade infantil. Nesse mesmo ano, ele e a educadora Márcia Silveira Gama fizeram um trabalho piloto em parceria com a prefeitura de Santarém e então me chamaram para o CEAPS – Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental, mais conhecido como Saúde e Alegria.

Magnólio em palestra no Fórum Amazônico de Cultura Digital, em 2009/Foto: Acervo pessoal

De lá para cá o projeto se desenvolveu e atende a diversas demandas da comunidade ribeirinha da região de Santarém. Quais são as ações?

O projeto foca nas ações relacionadas à organização e gestão comunitária, com educação para a cidadania, apoio à gestão e o desenvolvimento territorial, associativismo e cooperativismo, e assessoria aos movimentos sociais. Também realizamos ações relacionadas à economia da floresta, ligadas às questões de segurança alimentar dos ribeirinhos, agroecologia, energias renováveis, ecoturismo de base comunitária e artesanato sustentável.

Uma área que eu trabalho diretamente é a ligada às questões de saúde comunitária, sobretudo na educação e prevenção em saúde, higiene e saneamento. Além da questão educativa, nós realizamos ações para a saúde da família e o monitoramento epidemiológico. Mas a ONG também realiza ações para a comunicação, educação e cultura da comunidade: nós promovemos a educação ambiental, a escola comunitária, a inclusão digital dos jovens e a rede de comunicação comunitária, chamada Rede Mocoronga.

Além da Saúde e Alegria, você possui outras ocupações?

Toco com minhas filhas o Acampamento Experimental Sítio do Sobrado, em São Paulo. Ele é experimental porque mudamos a metodologia das atividades de educação ambiental e social a cada temporada. É um trabalho de resgate da natureza com jovens paulistanos que vivem enfurnados no computador.

Magnólio é o palhaço no topo da embarcação/Foto: Caetano Scannavino/Saúde e Alegria (Divulgação)
Qual a sua motivação para continuar na ONG?

Eu continuo na ONG porque, primeiro, o meu trabalho na Saúde e Alegria ainda não terminou. Além disso, é muito gratificante e divertido participar disso tudo porque envolve pessoas transformando estruturas sociais vigentes por puro amor à espécie humana. Eu trabalho naquilo que eu gosto e com aquilo que eu sonho.

Em minhas palestras eu costumo citar Pablo Neruda com a frase “para fazer um jardim você não precisa ser um botânico, basta gostar das flores”. É mais ou menos assim: para fazer um trabalho comunitário você não precisa ser especializado em serviços sociais, basta gostar de gente.

Mas a minha motivação maior são as minhas filhas. Eu quero ser para elas um exemplo de altruísmo, de promoção ao bem-estar social e de alegria.

Ele ainda mantém uma empresa de assessoria e um acampamento de férias/Foto: Acervo pessoal

A reportagem acima e as fotos foram tiradas do Portal Ecodesenvolvimento:  
http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/fevereiro/arte-e-vida-real-se-confundem-quando-se-vive-um#ixzz284yj7DgL

Mais sobre o projeto Saúde e Alegria, na Rede Mocoronga: http://redemocoronga.org.br/

O vídeo do Projeto Saúde e Alegria

O vídeo da apresentação do Magnólio

Mais alguns vídeos do Magnólio e do Saúde e Alegria


Nenhum comentário:

Postar um comentário