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quarta-feira, 10 de outubro de 2012

GRANDES ECOLOGISTAS - PAUL WATSON

PAUL WATSON

É uma lenda viva... sua própria biografia, e inúmeras postagens deste blog são suficientes para mostrar a importância deste homem que, para este blogueiro, é o maior ecologista vivo no mundo.

Primeiros anos

Paul Watson nasceu em Toronto, Canadá, em 02 de dezembro de 1950. Aos seis anos de idade mudou-se com sua família para a cidade pesqueira (lagostas) de St. Andrews-by-the-Sea, em New Brunswick. Mais velho de sete filhos, Watson viveu lá até janeiro de 1964, quando sua mãe faleceu e seu pai retornou com a família para Toronto. Seu pai, Anthony Joseph Watson, era um franco-canadense nascido em New Brunswick, Canadá. Sua mãe era Annamarie Larsen, filha de um artista dinamarquês, Otto Larsen e da canadense Doris Phoebe Clark.

Em 1960, Watson foi membro do Kindeness Club, fundado por Ainda Flemming em New Brunswick. Após armadilhas matarem um de seus amigos castores, Watson anunciou (aos nove anos de idade) que confiscaria e destruiria armadilhas do tipo leghold[1]. Ele soube também perturbar os caçadores de patos e cervos e outros garotos, para evitar que atirassem em pássaros.

Em 1967 Watson saiu de casa para trabalhar na Expo 67 em Montreal e rumou para Vancouver onde trabalhou como bombeiro no navio a vapor Canadian Pacific Princess Marguerite. Em 1968, Watson entrou para a guarda costeira canadense. Seu primeiro navio foi a plataforma meteorológica C.C.G.S. Vancouver. Em 1969, Watson entrou para a tripulação do cargueiro norueguês Bris, em uma viagem pela Ásia e África. As viagens feitas desde cedo com canadenses, noruegueses, suecos e a marinha mercante britânica forneceram experiência em todos os oceanos do mundo, incluindo tufões no mar do sul da China, tempestades na faixa de icebergs no Atlântico Norte e navegação em zonas de guerra do Golfo Pérsico. Ele serviu a guarda costeira canadense por dois anos em sua juventude nas plataformas meteorológicas, balizadores e na busca e resgate de hovercrafts.

www.seashepherd.org.

Os dias no Greenpeace

Watson foi um dos co-fundadores da Fundação Greenpeace. Em outubro de 1969, seu envolvimento começou quando ajudou a organizar uma viagem pela costa canadense e americana para protestar contra os testes nucleares feitos pela Comissão de Energia Atômica na ilha Amchitka.

Alguns dos participantes do protesto organizaram um pequeno grupo para trabalhar em mais idéias para combater os testes em Amchitka. O grupo foi chamado de Comitê “Não faça onda” e era composto primeiramente por membros do Sierra Club e da Sociedade de Amigos (Quakers). Watson, membro do Sierra Club, foi motivado a protestar contra os testes em Amchitka por conta de sua preocupação com a vida marinha selvagem do local.

Em outubro de 1971, o comitê “Não faça onda” patrocinou a viagem do Greenpeace I. O Greenpeace I era um navio de pesca de 85’ formalmente conhecido como Phyllis Cormack. O navio partiu de Vancouver, British Columbia, com destino à ilha Amchikta (sob o comando do Capitão John Cormack), com a intenção de navegar pela zona de testes. Havia treze voluntários a bordo, incluindo Robert Hunter, Rod Marining e Lyle Thurston. Três décadas depois, esses três ainda estariam navegando com o capitão Watson pelas campanhas da Sea Shepherd.

Os testes foram suspensos e depois de um mês no mar, o Greenpeace I voltou para Vancouver.

Nesse meio tempo, uma segunda viagem foi organizada. O caça-minas canadense Edgewater Fortune foi reformado. A viagem foi batizada de Greenpeace Too. Um de seus tripulantes era Watson. A Greenpeace Too passou pelo Greenpeace I próximo ao Rio Campbell e seguiu para o norte do Alaska – primeiro para Juneau e depois para mar aberto, pelo Golfo do Alaska até as ilhas Aleutas.

Os testes nucleares foram atrasados para frustrar a viagemd o Greenpeace I, entretando, o Comitê americano de Energia Atômica adiantou a próxima explosão para evitar o Greenpeace Too. A explosão de cinco megatons foi detonada sob a ilha Amchitka enquanto o Greenpeace Too ainda estava algumas centenas de milhas distante.

A polêmica causada pelas viagens do Greenpeace levou à decisão de cancelar os testes complementares e a detonação de novembro de 1971 foi o último teste nuclear a ter espaço em Amchikta.

Em 1972, o comitê “Não faça onda” pegou o nome dos dois navios da primeira campanha e se rebatizou de Fundação Greenpeace.

Watson foi um dos membros fundadores e diretores do Greenpeace. De fato, ele foi oficialmente o oitavo membro fundador. Robert Hunter foi o primeiro e seu numero de inscrição vitalício foi 000. Sua esposa, Roberta Hunter foi a segunda e sua inscrição era 001. O número de inscrição oficial de Watson era e continua a ser 007.

Watson, the founder of the Sea Shepherd Conservation Society, a vigilante organization that was founded thirty years ago, with one of its ships, the Farley Mowat, a trawler that has nearly sunk three times. Photograph by James Nachtwey.
www.newyorker.com

Em 1972, Watson comandando o pequeno barco Astral, do Greenpeace, colocou-o em rota de colisão com o porta-helicópteros francês, o Jeanne D’Arc, no porto de Vancouver. Este foi um protesto contra os ensaios nucleares franceses no Atol de Mururoa, no Pacífico sul. O Jeanne D’Arc foi forçado a mudar de rumo. O Astral mudou de rumo e manteve a meta – emparelhado com o navio de guerra, forçando o Jeanne D’Arc a parar.

Em 1973, Watson e David Garrick, representaram o Greenpeace durante a ocupação de Wounded Knee, Dakota do Sul pela American Indian Movement. Os dois foram voluntários para AIM, com Watson a trabalhar com os médicos e a contar as histórias de Robert Hunter para o Sun Vancouver.

Em 1974, Watson, Robert Hunter, o Dr. Paul Spong, e outros, organizaram a primeira campanha do Greenpeace em oposição à caça as baleias.

Em 1975, Watson serviu como primeiro-oficial com o Capitão John Cormack na viagem para enfrentar a frota baleeira soviética. Em junho de 1975, Robert Hunter e Watson foram as primeiras pessoas a colocar suas vidas na linha para proteger as baleias, quando Watson colocou seu inflável Zodiac entre um navio-baleeiro russo e um grupo de cachalotes indefesas. Durante o confronto com o baleeiro russo, um cachalote foi arpoado e agonizava, indo em direção ao pequeno barco de Watson. Watson reconheceu um lampejo de entendimento no olho da baleia agonizante. Ele sentiu que a baleia sabia o que estavam tentando fazer. Ele observou que o leviatã magnífico soltou seu corpo longe do seu barco, caiu sob as ondas e morreu. Alguns segundos de olho-no- olho com esta baleia agonizante mudaram sua vida para sempre. Ele prometeu tornar-se um defensor ao longo da vida das baleias e de todas as criaturas do mar.

Em 1976, Watson serviu novamente como primeiro-oficial na viagem Greenpeace V. O caça-minas canadense James Bay foi transformado. Mais uma vez, a tripulação enfrentou a frota baleeira soviética, ao norte do Havaí.

Logo após a campanha das baleias, Watson e David Garrick organizaram e lideraram a primeira campanha do Greenpeace para proteger as focas-da-groenlandia e as focas-de-capuz na costa leste do Canadá. Durante esta campanha, Robert Hunter e Watson pararam um grande navio de caça, o Endeavor Artic, ficando em seu caminho sobre o gelo.

O relato da campanha feito por Watson foi publicado no jornal Geórgia Straight e intitulada Pastores da costa de Labrador. Foi este artigo que inspirou o nome da Sea Shepherd, alguns anos depois.

Em 1977, Watson liderou a segunda campanha do Greenpeace a opor-se à caça às focas na costa de Labrador, desta vez trazendo a estrela de cinema Brigitte Bardot para as massas de gelo para chamar a atenção internacional para a matança de focas.

Mais tarde, nesta campanha, em um esforço para forçar o navio de caça às focas a parar, Watson algemou-se a uma pilha de peles de focas que foram anexados ao guincho do navio. Quando os caçadores viram o que tinha feito, eles arrastaram a pilha de peles através do gelo, em seguida, no ar, batendo-a contra o casco do navio. Então, mergulharam as peles nas águas frias várias vezes, levando Watson a perder a sensação de seus membros e a perder a consciência. Finalmente, quando os oficiais do Ministério da Pesca chegaram ao local, ele foi amarrado a uma maca e içado a bordo, onde os caçadores quase o sufocaram, pressionando gordura de foca em seu rosto e, em seguida, arrastando-o através do deck suja de gordura e sangue, chutando-o ao longo do caminho.

Em junho de 1977, Watson deixou a Fundação Greenpeace por causa de desacordos sobre táticas e sobre a estrutura burocrática emergente da organização. Patrick Moore tinha substituído Robert Hunter e se opôs às campanhas de ação direta. Moore informou a Watson que ele não estava autorizado a liderar outra campanha em defesa das focas.

Watson deixou o Greenpeace porque sentiu que os objetivos originais da organização estavam sendo comprometidos, e porque ele viu uma necessidade global de prosseguir as atividades de conservação com ações diretas em alto mar por meio de uma organização que forçasse o cumprimento das leis que protegem a vida marinha.

Atendendo a essa necessidade, nesse mesmo ano, Watson fundou a Sea Shepherd Conservation Society – dedicada à pesquisa, investigação e aplicação das leis, tratados, resoluções e regulamentos estabelecidos para proteger a vida marinha em todo o mundo. Em dezembro de 1978, com a ajuda de Cleveland Amory e do Fundo para Animais, Watson adquiriu um navio-arrastão da Grã-Bretanha e o modificou para ser a frota de conservação da Sea Shepherd.

A primeira viagem da Sea Shepherd foi em março de 1979 – o destino era o Golfo de St. Lawrence, na costa leste do Canadá para divulgar a caça de focas canadenses, utilizando táticas de ação direta para salvar as focas. Grande parte do resto do ano foi dedicado ao fim da carreira do famoso navio de caça às baleias Sierra.

Ativismo

Ao longo dos anos, Watson exibiu uma notável diversidade em seu ativismo. Além de ser um co-fundador do Greenpeace, em 1972, do Greenpeace International, em 1979, e fundador da Sea Shepherd em 1977, Watson foi correspondente de campo para a Defensores da Vida Selvagem, entre 1976 e 1980. Ele foi um representante de campo para o Fundo de animais entre 1978 e 1981, e um representante da Sociedade Real para a Proteção dos Animais em 1979. Ele foi co-fundador da Sociedade Ambientalista Earthforce em 1977 e da Friends of the Wolf, em 1984. A primeira filiação de Watson no Sierra Club foi em 1968 e permanece como apoiador do Sierra Club desde então. Watson foi eleito para o Conselho Nacional Americano do Sierra Club. servindo como um diretor de 2003-2006.

Educação e Apresentações Públicas

Watson se formou em comunicação e lingüística na Universidade Simon Fraser na Columbia Britânica. Ele fez inúmeras palestras em universidades de todo o mundo, e foi professor de ecologia em Pasadena College of Design, de 1990 até 1994. Watson também foi instrutor do programa de menções honrosas da UCLA em 1998 e 1999. Atualmente, Watson é palestrante registrado da Jodi Salomon Speakers Bureau of Boston, e regularmente faz apresentações em faculdades e universidades nos Estados Unidos, e em eventos especiais por todo o mundo.

Política

Na frente política, Watson concorreu a membro do Parlamento Europeu para o Vancouver Centre, nas eleições federais canadenses. Ele passou duas vezes pelo Partido Verde. Ele também foi candidato na chapa do Partido Verde para a Câmara dos Parques de Vancouver em 1987 e para prefeito de Vancouver, em 1995.

Prêmios e condecorações

Watson recebeu muitos prêmios e elogios ao longo dos anos. Em 1996, Watson foi premiado com um título de cidadão honorário da cidade francesa de St. Jean Cap Ferrat. Antes disso, ele se tornou cidadão honorário de Florida Keys em 1989. Outros prêmios incluem o de Ambientalista do ano, entregue pela TV da cidade de Toronto City em 1990, o Prêmio Genesis em 1998, e foi registrado no hall da fama da Animal Rights americana em 2002. Ele também foi premiado com o H.W. George Bush Daily Points of Light Award em 1999 por seus esforços voluntários com o ativismo para a conservação. Ele foi escolhido pela revista Time como um dos heróis ambientalistas do século XX no ano de 2000.


Trabalhos Publicados

Watson é autor de livros e um escritor compulsivo. Seus títulos publicados incluem: Pastores do Mar* (1979), Sea Shepherd: minha luta por baleias e focas* (1982), Cry Wolf* (1985), Earthforce! (1993), Ocean Warrior (1994), e Seal Wars (2002).

* Estes livros estão esgotados e só podem ser encontrados através de sebos

Pessoal

Watson tem um filho, Lilliolani Paula Lum Watson, nascido em 1980 ( “Lani”, de 1 ano de idade, é mostrada a seguir com sua mãe Starlet Melody Lum).

Compromisso continuado

Watson tem servido como Comandante em sete diferentes navios da Sea Shepherd desde 1978. Ele comanda atualmente o carro-chefe Steve Irwin. Ele continua a liderar campanhas Sea Shepherd para proteger a fauna marinha indefesa em todo o mundo.

Fonte da Biografia
 

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