Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental, e os Eventos relativos a essas áreas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

POLÍTICA - VELHAS BRIGAS: POSSÍVEL GUERRA ENTRE TURQUIA E SÍRIA


Novo bombardeio turco mata soldados sírios em cidade fronteiriça


Do Uol

Um novo bombardeio turco, na madrugada desta quinta-feira (4), matou “vários” soldados sírios em um posto militar do país na região de Rasm al-Ghazal, perto da cidade fronteiriça de Tel Abyad. A informação é do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Embora não tenha sido confirmado pelas autoridades sírias, o ataque foi citado por um oficial turco ouvido pela agência AFP. "Os disparos de artilharia foram retomados esta manhã (3h de quinta em Brasília)", disse a fonte, que pediu para não ser identificada.

Esse é o segundo bombardeio das Forças Armadas da Turquia contra alvos situados em território sírio em dois dias. Nesta quarta-feira (3), a Turquia perpetrou um ataque contra a Síria, em represália a disparos efetuados a partir de território sírio que mataram cinco civis em localidade na fronteira turca. É a mais grave escalada da tensão na fronteira entre os dois países desde o início dos conflitos na Síria, que já duram 18 meses.

"Este ataque foi uma resposta imediata de nossas forças armadas (...), que bombardearam ao longo da fronteira alvos identificados por radar", admitiu o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em um comunicado.

"No marco do direito internacional e das regras turcas de entrada ao combate, não podemos deixar sem resposta esta provocação do regime Sírio", concluiu.

Por outro lado, a Síria chegou a se pronunciar sobre a queda do morteiro na Turquia afirmando que o país está investigando de onde partiu o disparo e pediu moderação ao país vizinho após a retaliação turca. O ministro da Informação sírio, Omran Zoabi, também transmitiu suas condolências ao povo turco, dizendo que a Síria respeita a soberania dos países vizinhos. Ele pediu que outros países respeitem a soberania da Síria e que controlem suas fronteiras para impedir a entrada de homens armados no país.

Ler mais



Parlamento turco vota moção para declarar guerra à Síria

Do Uol

O Parlamento da Turquia votará, nesta quinta-feira (4), uma moção para autorizar o governo de Ancara a enviar tropas para a Síria, em represália a disparos efetuados a partir de território sírio que mataram cinco civis em localidade na fronteira turca, na quarta-feira (3). A Constituição turca prevê que qualquer operação militar no exterior deve ser autorizada pelo Parlamento.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, confirmou que enviou o pedido de autorização, válida pelo período de um ano, para deflagrar operações militares do lado sírio na fronteira comum.

A moção apresentada ao Parlamento condena "atividades hostis das Forças Armadas da República Árabe da Síria contra o território turco, verificadas desde 20 de setembro"', data em que foram registrados os primeiros conflitos entre tropas dos dois países.

O embaixador de Ancara nas Nações Unidas, Ertugrul Apakan, pediu ao Conselho de Segurança que adote as "medidas necessárias" para deter "este ato de agressão por parte da Síria contra a Turquia".

Em carta dirigida ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e ao embaixador da Guatemala, Gert Rosenthal, que ocupa a presidência rotativa do Conselho de Segurança, Apakan afirma que o ataque "constitui uma violação flagrante do direito internacional, assim como uma violação da paz e da segurança internacionais".

"A Turquia exige o fim imediato destas violações" e pede a adoção "das medidas necessárias para acabar com estes atos de agressão e para garantir que a Síria respeite a soberania, a integridade territorial e a segurança da Turquia". Ele pediu que outros países respeitem a soberania da Síria e que controlem suas fronteiras para impedir a entrada de homens armados no país.

Ler mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário